2019 está chegando, está pronto(a) para mudança?

Hábitos, Planejamento Por mar 11, 2019

Falar em mudança causou uma sensação estranha em você sobre o que pode mudar no ano que vem? Observe que não estou falando sobre política, sobre o horóscopo chinês e nem qual orixá rege o ano de 2019, estou falando sobre outra mudança. Pois bem, vamos falar sobre a mudança na sua vida e o que você deve priorizar.

Com o passar dos anos e o aumento da tecnologia, muitas coisas estão alterando e você precisa se adaptar. Consequentemente, é necessário se adaptar para melhorar sua qualidade de vida, adaptar para ganhar mais dinheiro, adaptar para o mundo. Entretanto, como fazer isso?

1 – Passos de bebê (Baby steps)

Tudo na vida começa com um passo, não importa qual o tamanho dele. Contudo, para 2019 vamos falar sobre um pequeno passo, pequeno sim, mas constante. O termo “Baby steps” é uma expressão em inglês para “um ato ou medida provisória que é a primeira etapa de um processo longo ou desafiador”.

Porque baby steps? Se em 2018 você deixou “a vida te levar”, em 2019 você quem vai “levar sua vida”. Resumindo, chega de desculpas, chega de pular etapas, vão ser vários passos, para começar a equilibrar e caminhar só. Vamos falar sobre metas de curtíssimo, curto, médio e longo prazo. Essas metas são sobre vida, depois falaremos de outras metas específicas.

a) Metas de curtíssimo prazo

Essas metas, serão desenhadas semanalmente, trabalhoso? Sim, mas assim é a vida, nada cai do céu, nada é por acaso, tudo tem um fundamento, por isso dá trabalho.

As metas semanais, podem incluir desde quilometragem de caminhada, dinheiro economizado até número de tarefas executadas. Porque tanta coisa? Simples, seu cérebro vai sentir menos pressionado a querer mudar o mundo de uma vez e vai ser possível um programa de premiações. “Vou ganhar prêmios por cumprir metas?” Sim, você vai se dar prêmios sempre que cumprir suas metas.

Seja aquele sanduíche que você gosta ou até mesmo assistir um filme no cinema. Acredite, quanto mais organizado você se tornar, mais fácil será lidar com a ansiedade e procrastinação.

b) Metas de curto prazo

Saiba de uma coisa, um conjunto de metas não pode e nem deve anular o outro. Assim, as metas de curto prazo são relativas ao mês, você vai planejar seu mês. Então, foco no quanto você recebe mensal, para planejar sua vida financeira, criar reservas de emergência, se tornar investidor.

Além disso, quer emagrecer fixa um plano mensal, se tem celular da marca Samsung participe da meta mensal deles no Samsung Health de 200.000 passos, lembre-se, ao planejar você facilita sua vida.

Ainda, já sabe quais as principais tarefas do mês? Divida as tarefas em semanas, para criar as metas de curtíssimo prazo. Após, toda essa organização, lembre-se das premiações. Cumpriu tudo? Premie-se, enalteça seu resultado, mostre que você é produtivo.

c) Metas de médio prazo

As metas de médio prazo servem para você observar seu horizonte. O que eu quero ter/ ser/ fazer nos próximos seis meses? Porque não falar ainda em um ano? Estamos planejando 2019, não a vida inteira, pelo menos, não agora. Ao criarmos o hábito de cobrar e premiar, estaremos prontos para expandir as nossas metas.

Desta forma, essa quebra de metas em espaços menores é para criar hábitos. Não somos acostumados a planejar tudo que queremos, pelo menos não a maioria de nós. Essa disciplina vai ser importante para você (caso queira) emagrecer, ficar mais rico, mais organizado.

Dependendo das suas economias, você pode em seis meses, descobrir outras áreas e expandir sua renda, pode trocar o carro. Está me achando otimista? Pare um pouco e decida suas metas, não sou eu quem estou dizendo que você vai conseguir e sim você. Não consigo afirmar que você consiga trocar seu carro ou até mesmo sua televisão, pois não sei sua renda, mas você sabe.

Logo, caso queira mudar de vida, mude os hábitos.

d) Metas de longo prazo

Então, chegamos as metas de longo prazo, as famosas resoluções de ano novo. Uai, mas não deveria ter iniciado aqui? Não, não, não, porque preciso que você entenda que essas aqui não devem ser quaisquer metas. São as resoluções de ano novo, que vão mover todas as engrenagens.

Quanto você quer acumular de dinheiro o ano que vem? R$ 20.000,00 (vinte mil reais)? Quanto você precisa por semestre para conseguir isso? Quanto você precisa por mês para conseguir isso? Quanto você precisa por semana para conseguir?

Está vendo, escrever que ano que vem, você quer ser a maior estrela do Brasil, sem saber quais são os primeiros passos é como um bebe que tenta andar pela primeira vez. Se não há um conhecimento para a sustentação, ele vai cair.

Ah, então não posso cair? Claro que pode! Você vai cair! A queda não representa que você não vai conseguir, mas você precisa planejar como vai conseguir.

Pense comigo, eu quero que ano que vem o EuProdutivo se torne sua fonte de ideias, de produtividade, de controle financeiro, mas se eu não criar uma rotina com textos novos, você vai continuar entrando aqui?

A resposta é simples, não, porque eu não estou gerando esse conteúdo. Portanto, preciso criar metas, definir a aplicação delas. Apenas desta forma, eu avançarei com as minhas ideias.

2) Aprenda algo novo em 2019

Primeiramente, com o que você tem usado a internet? Assistir seriados? Ver vídeos no Facebook? Anote em um papel, com o que você tem usado, em alguma dessas respostas tem aprender idiomas? fazer cursos? assistir documentários?

Enquanto você não aprender a usar a internet a seu favor, ela será sua maior vilã. Assim sendo, aprenda a usar a internet e seu algoritmo, já percebeu que quando busca algo no Google ou no Facebook, aquilo te persegue? Em outras palavras, quer dizer que você já é um número para eles, porque não usar isso?

Logo, busque o que você quer aprender no Google: como aprender inglês grátis, como subir meu score, como aprender a investir. Assim que você utilizar essas buscas e encontrar os primeiros resultados, as informações virão até você.

Todavia, você tem que provocar os algoritmos, mostrar o que você quer que eles te apresentem. Enfim não há melhor maneira de crescer, que utilizando a internet. Sem dúvidas, estaremos aqui também para ajudar você. Em breve colocarei alguns meios de aprender outras línguas gratuitamente e sobre diversos outros assuntos.

3) Experimente

É provável, que você queira permanecer na zona de conforto, porque é melhor, é seguro e principalmente, é mais fácil. Todavia, essa segurança, esse conforto, podem te prejudicar futuramente e te tornar limitado. Certamente você já ouviu alguém falando para aprender a lidar com o diferente.

Eu te digo mais, aprenda não a lidar com o diferente, abrace a diferença. Parece estranho isso? Só que, pode fazer toda a diferença. Vamos a mais um experimento, quais estilos musicais você mais gosta? Quais estilos novos/ diferentes você ouviu esse ano? Talvez você seja eclético e ouviu de tudo um pouco, mas provavelmente você ouviu apenas um ou dois estilos no ano.

Lembra do algoritmo, se o seu streaming de música, entende que você gosta de sertanejo, ele vai passar a te mostrar mais sertanejo e você vai gostar mais dele, porque ele te entende. “Ounnnn, que fofo, o algoritmo te entende!” Por outro lado, ele passa a diminuir suas opções, mas aí você pensa “como assim, tem dezenas de cantores sertanejos, milhares de músicas!?” Você se torna limitado, mas amando quem te colocou limites.

Porque experimentar? A criatividade e até mesmo a produtividade são coisas que não podem/ devem ser limitadas. Se você se limita ou permite que te limitem, acaba a criatividade, você não vai conseguir avançar além do limite.

Vamos mudar isso? Fica de olho no EuProdutivo em 2019 para ver coisas diferentes, técnicas diferentes e principalmente, jeitos diferentes de fazer as coisas.

Concluindo

Após alguns pontos, sinto dizer que esse texto chega ao fim, “ah, mas ele não respondeu metade das minhas dúvidas”. Ainda que não tenha respondido tudo, se ele te ajudou de alguma forma, saiba que tem muito mais por vir.

Esse ano de 2019, vamos conversar sobre mais aplicativos, mais produtividade, mais economia, mais educação financeira, mais tudo e não só aqui no blog. Além desse texto, fiz um podcast sobre a chegada de 2019 com mais dicas e espero lançar ele com mais frequência.

Obrigado por acompanhar o EuProdutivo esse ano de 2018 e que venha 2019. Obs.: Não deixe para aprender sobre contas digitais só no ano que vem, baixe agora o nosso Ebook sobre Contas Digitais.

Author

Eu sou Gustavo Chaves, sou advogado e um entusiasta da tecnologia. Tento aliar todos os conhecimentos que tenho acumulado para me tornar mais produtivo em todas as áreas da minha vida, desde o acordar e ir para o trabalho, até como dormir para ficar disposto no dia seguinte. Se eu sempre acerto? Não, afinal de contas estamos aqui para melhorar a cada dia mais.

Sem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *