Tenho o site Destino Palmas, desde novembro de 2012. Às vésperas de completar seu sexto ano, tenho observado um erro, aparentemente, simples de resolver e que causa prejuízo muito grande para as cidades e para produtores de eventos: a falta de planejamento.

Em seis anos informando sobre eventos, locais de visitação da cidade e outras informações relevantes. Observei, através do site, que empresas divulgam o evento com pouca antecedência, para não dizer nenhuma antecedência.

Isso é extremamente prejudicial para o desenvolvimento do turismo. Observe, não há como uma pessoa do interior do Tocantins vir para Palmas, se divertir em um evento, se o evento é divulgado sem planejamento. Seja por falta de tempo, dinheiro ou simplesmente por não saber do evento.

Observo através do Destino Palmas, pois a capital tocantinense tem todas ferramentas para tornar o turismo seu principal atrativo, mas não o faz devido a erros simples.

Ademais, a própria prefeitura peca em alguns pontos, por exemplo, há na cidade o “Natal dos sonhos”, “Páscoa dos sonhos”, “Festival Gastronômico de Taquaruçu” dentre outros, mas que não tem uma divulgação antecipada.

Contudo, tenho que dizer que desde que comecei o site, houve uma grande melhora, mas tenho certeza que podemos mais.

Possibilidades

Logo tendo um site como o Destino Palmas e outros nesse mesmo sentido, as empresas podem realizar parcerias para a divulgação de eventos, sorteios de ingressos focalizados em dois públicos, um local e outro expandido, sorteio de brindes relativos a festa e outros.

Essa falta de planejamento, atrapalha um calendário municipal que teria a finalidade de evitar choques de grandes eventos, atrapalhando assim o crescimento regular do turismo.

Seja através de agências de marketing, seja através de aplicativos, seja de grupos no WhatsApp os produtores de eventos terão que conversas para manter essa agenda. O próprio Destino Palmas, na cidade de Palmas, poderia, através de parcerias, gerir e informar choques de grandes eventos.

Risco de perder oportunidades e ter prejuízos

Esse erro, aparentemente simples, pode prejudicar no longo prazo a atividade turística da cidade e até da região. Em uma cidade que já foi cenário de filmes, novelas e até de reality shows, a não utilização destas oportunidades é muito triste.

Por esta razão, retorna-se sempre ao mesmo ponto defendido no texto sobre a Oportunidade. Deixar de aproveitar uma oportunidade que está acontecendo é algo extremamente estúpido (com o perdão da palavra).

Além de deixar passar a oportunidade, tem-se ainda o problema relativo aos prejuízos que isso pode causar. Imagina chamar um banda, ou cantor do momento, cujo cachê é alto, e não ter o retorno mínimo para pagar o evento?

Certamente, é algo que pode tornar o próprio negócio inviável no futuro.

Produtividade e parcerias

Ao realizar parcerias, ainda que acabe tendo gastos no primeiro momento, maximiza a produtividade e os lucros do evento. Não deixe para informar o lançamento de um estabelecimento importante para o turismo de determinado local com apenas um mês.

Acima de tudo, aproveite o tempo para gerar engajamento, simpatia e se necessário for, até conhecimento do estabelecimento. Essas parcerias são necessárias, por isso, o grupo Os Destinos, busca frequentemente parceiros, para maximizar lucros no geral.

Buscar parcerias estratégicas, com sites que saibam analisar os dados e entregá-los em serviços, ou com influencers capazes de arrastar pessoas para o seu negócio. Esses são pontos cruciais para o crescimento e prosperidade dos negócios.

Necessidade de planejamento turístico

Assim, é necessário concluir esse texto lançando algumas reflexões, quais sejam: você tem estabelecimento? Você tem planejamento de eventos? Firmou alguma parceria para divulgar seu estabelecimento e eventos? Em sua cidade possui agenda oficial de eventos?

Acima de tudo, esses questionamentos são necessários para se criar um ambiente de desenvolvimento turístico. É necessário um trabalho conjunto do poder público e da iniciativa privada, só assim as boas práticas turísticas funcionarão.

Por fim, apesar de óbvio, é necessário lembrar que o planejamento é fundamental para todo tipo de atividade, seja comercial, seja pública, seja privada. Apenas, com esforço conseguimos sucesso nas empreitadas da vida.