Antigamente tínhamos diversas barreiras para aprender outras línguas, desde existir o curso de idiomas na sua cidade, até o valor que eram esses cursos. Contudo, estamos em 2019 e se você tem um Smartphone, não precisa depender desses fatores para aprender um novo idioma. Você só depende da sua disciplina.

Disciplina

Se você não é disciplinado as coisas ficarão mais difíceis, mas não impossíveis. Existem alguns aplicativos, vou colocar eles abaixo, que permitem que você estude várias línguas de graça, mas aqui vai um segredo, só eles não resolvem.

Quando falo em disciplina, é especificamente em fazer as aulas no app e buscar outras fontes. Quais outras fontes? Filmes, músicas, livros e até mesmo conversação com amigos que falem aquela língua, ou estão aprendendo também.

Não adianta baixar o app que ensina idiomas e quando vai assistir um filme, coloca ele dublado. Observe, não estou desmerecendo os filmes dublados, mas garantindo que você treine o idioma que está aprendendo.

Metas

Seu cérebro provavelmente trabalha melhor assim, acredite. Em seu favor a maioria dos apps que ensinam idiomas, também trabalham assim. Entretanto, não adianta fazer apenas um dos passos que estou falando aqui, é necessário fazer todos em conjunto.

Então é preciso ter disciplina, estabelecer metas e por fim cumpri-las para assim dominar um idioma. É importante não falhar, mas e se acontecer? Se você falhar e esqueceu de cumprir as metas, por um dia, comece de novo no dia seguinte, por uma semana, comece no dia seguinte. Só há um problema em falhar, vai demorar um pouco mais, fora isso, lembre-se, somos humanos e falhamos frequentemente.

Qual idioma aprender primeiro?

O que você sentir facilidade, não foque no início em aprender o mais falado ou o segundo mais falado. Descubra qual te dá vontade de aprender, qual você sente uma afinidade e tudo bem se não for inglês e espanhol.

Essa lógica é a mais simples possível, você precisa gostar do que está fazendo para fazer bem. Uma vez que ainda não criou uma disciplina e um método, fazer algo forçado pode dificultar a retenção do conteúdo.

Depois que entender seu ritmo, sua disciplina, suas metas, ficará mais fácil replicar o aprendizado para os outros idiomas.

Aplicativos

Eu testei cada um deles e pra ser bem sincero, sigo com os três instalados no meu celular, porque cada um tem sua vantagem.

a) Duolingo

O Duolingo é uma plataforma de ensino de idiomas que compreende um site, aplicativos para diversas plataformas e também um exame de proficiência digital. O Duolingo está disponível na Web, iOS, Android e Windows Phone.

A plataforma é simples e intuitiva, as lições ensinam do básico e vão avançando em diversas situações do dia a dia. O melhor do Duolingo é que o vocabulário vai aumentando conforme sua capacidade de compreensão.

Nele é possível aprender atualmente: inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e esperanto. É gratuito, e caso você queira tem uma versão Plus, sem anúncios.

b) Drops

Se seu sonho está mais ao oriente do mundo, posso indicar o Drops. Nele você tem línguas que não encontra no Duolingo, como por exemplo: mandarim, japonês, árabe, russo e etc.

Como essas línguas possuem caracteres diferentes do nosso, o sistema do Drops te ensina a desenhá-las, permitindo assim que você conheça outros alfabetos. É bem interessante, mas a versão gratuita te permite um estudo diário máximo de 5 minutos.

Claro que na versão paga há muitas vantagens, mas aqui vai uma dica que aprender 5 minutos de japonês por dia é o suficiente. Uma vez que não somos acostumados com os outros alfabetos, guardar o desenho e o som pode ser uma tarefa difícil. Assim, indico que faça a versão gratuita, ou apenas os cinco minutos diários, pelo menos até conhecer melhor o idioma.

c) Memrise

Ainda, no mesmo estilo do Drops, o Memrise, pode ajudar em línguas orientais. Nele também você encontrar mandarim, japonês, coreano, russo e etc.

A vantagem do Memrise é que o plano gratuito deles, oferece muitos conteúdos como o Duolingo. Já o plano pago, tem um valor bem competitivo frente aos outros dois apresentados, mas as funções pagas são muito boas.

Volta naquilo que eu disse no #3 Podcast do EuProdutivo, se você conhecer as opções compare elas e escolha a melhor para você. Nesse app tem aulas direto com nativos do idioma, facilitando pronúncia e audição. Então é uma boa opção e possui essas funções que os outros nem na versão paga apresentam

Filmes, músicas, livros e sites de notícias

Tem o costume de assistir filmes dublados? Vamos cortar isso agora! O contato que temos com filmes e músicas estrangeiras é recorrente, logo que tal utilizar esse contato para melhorar seu aprendizado ou fluência na língua estrangeira?

Já domina outra língua, coloque legenda em outro idioma, por exemplo, vai assistir uma série espanhola e domina o inglês, coloca a legenda em inglês. Diversifique as possibilidades. Seu cantor favorito é indiano, veja a letra da música, aprenda a cantar a música, depois veja ela traduzida.

Há diversas formas de aprender um idioma, não se feche para nenhuma delas. Dominou o idioma, não pare de treiná-lo! Compre um livro no idioma que aprendeu, acesse um site de notícias em língua estrangeira. A internet está aí para aprendermos mais e mais, basta querermos. Ela se mostrará extremamente útil, acredite.


Pois bem, vamos aprender uma língua nova esse ano e expandir os horizontes. Aqui vai uma dica extra, continue acompanhando o blog, vamos aprender a poupar e investir, quem sabe, você não se premia com uma viagem para o local onde falam o idioma aprendido?

É o que eu falei no #2 Podcast cumpriu suas metas, se premie, pois isso dá fôlego para mais uma meta e mais outra e assim vai.


Não deixe para aprender sobre contas digitais depois, baixe agora o nosso Ebook sobre Contas Digitais.