O nosso principal objetivo com este blog é ajudar você na sua produtividade, então vamos falar sobre as contas digitais, elas são basicamente uma evolução do internet banking, com novas facilidades, novos serviços e principalmente comodidade.

Já ouviu falar nas contas digitais?

Fonte: Finanças Femininas

Antigamente, os bancos ofereciam alguns poucos serviços online, cheios de burocracia, o que com o tempo e o aumento da segurança na internet, foi melhorando.

Seguindo a premissa de que a cada dia queremos mais comodidade e agilidade, a maioria dos bancos não ficaram para trás, começaram a investir nos serviços de internet banking, diminuindo as filas, agilizando pagamentos e transferências e economizando o tempo dos usuários, mas na era da informação quem inova mais, acaba saindo na frente.

Eis que surgem as fintechs, que são empresas focadas em serviços financeiros, que utilizam da tecnologia para melhorar a vida de pessoas físicas e jurídicas, você já deve ter ouvido falar do famoso Nubank, essa é uma das mais famosas fintechs do Brasil. A diferença principal entre elas e os bancos é a vontade de romper com o que já existe, melhorando o que é possível e criando novas ferramentas.

Assim, foram surgindo diversas fintechs focadas nos mais diversos serviços financeiros, seja no pagamento de contas, seja na criação de serviços de recebimentos, seja em gestão financeira e também em contas totalmente digitais com propostas diferenciadas de serviços e valores.

Para quem são as contas digitais?

Principalmente para as pessoas que não precisam de atendimento físico, já que a maioria destas contas você pode ou deve resolver diretamente pelo celular ou computador. Se você prefere alguém te orientando, pode ser que não vá se adaptar tão facilmente às contas digitais. Além disso, algumas podem cobrar por serviços como os saques, além de outros.

É importante explicar que essas cobranças não são algo anormal ou diferente do que os bancos hoje praticam, muitos senão todos cobram através das taxas/ tarifas/ pacotes (há variações na forma como chamam os valores cobrados), valores para os serviços, logo muito provavelmente você já está pagando por saques também em seu banco físico.

Vamos separar as contas digitais entre aquelas que possuem assinatura/ tarifa das que são inteiramente grátis. Para falar delas vamos utilizar informações constantes nos sites de cada uma delas. Esta postagem, bem como as seguintes que indiquem as contas não são patrocinadas, logo as contas serão colocadas em ordem alfabética.