Podcast é uma mídia relativamente antiga, o termo foi criado em 2004 e desde aquele ano, se tornou o que é hoje. Observe que isso ocorre antes mesmo da popularização de sites como o YouTube. Desde então, diversos podcasts foram criados e cancelados, tornando-se forte novamente desde 2016.

Como a produtividade é nosso foco, o YouTube, pode não ser a melhor opção, pelo menos não enquanto você deveria estar executando uma tarefa.
Assim, entendi que o melhor caminho para o EuProdutivo era o Podcast e agora vou te mostrar o porque.

Porque os Podcasts?

Primeiro de tudo é áudio, para prestar atenção é mais fácil. Imagine você fazendo um serviço doméstico, por exemplo, limpar a casa. É possível prestar atenção em um vídeo no YouTube e limpar bem a casa? Se você respondeu sim, olhe a limpeza que você fez de novo.

Brincadeiras à parte, se o vídeo não possuir nenhuma necessidade visual, por exemplo, slides, legendas, informações adicionais na tela, é sim possível. Agora se o vídeo possui essas necessidades, muito provavelmente você procrastinou e não limpou sua casa.

Além disso, o podcast é como um programa de rádio, mas gravado e disponibilizado para ouvir quando quiser. Daí, por ser apenas auditivo, o Podcast permite que você preste atenção apenas na voz e faça suas tarefas de forma tranquila e bem feita.

Você pode criar uma playlist com assuntos relevantes para você e aprender muitas coisas enquanto realiza suas tarefas. Há podcasts de humor, negócios, educacionais dentre outros.

Onde ouvir?

Você pode ouvir no seu streaming de música Spotify, no Deezer ou em aplicativos específicos, como o Google Podcasts e o Castbox, esse último a título de informação é onde está hospedado o Podcast do EuProdutivo.

Vou dar um motivo para você ouvir através do Castbox, a interação. É muito mais fácil para comentar em um episódio através desse aplicativo. Sem contar, que ele possui uma aba chamada “Comunidade”, onde criadores e ouvintes podem conversar.

Outra vantagem do aplicativo é que eles estão ouvindo criadores e ouvintes, para tornar o app melhor, o que em um futuro próximo deve trazer grandes inovações e facilidades para todos.

Sobre o Podcast EuProdutivo

O Podcast EuProdutivo, tem como foco expandir os assuntos tratados aqui. Enquanto estou gravando vou tendo novas ideias, seja para futuros podcasts e também para postagens no site.

Por isso decidi criar um local para compartilhar as experiências. Porque falar em voz alta, é algo que me deixa pensativo e me ajuda a refletir hábitos, atitudes e pensamentos.

Por hora, decidi que o PodCast vai ter uma frequência de 15 em 15 dias, para eu poder escrever um bom roteiro. Entretanto, posso alterar essa frequência, caso observe uma necessidade real, por exemplo, se houver um aumento dos assuntos.

Espero vocês seguindo o Podcast, seja no CastBox, Spotify, Deezer, Google Podcasts e outros. Lembre-se que para não perder nenhum episódio é importante seguir o Podcast. Espero o comentário de vocês aqui ou no Castbox.


Não deixe para aprender sobre contas digitais depois, baixe agora o nosso Ebook sobre Contas Digitais.