No último texto falei sobre os podcasts. Agora vou apresentar uma ferramenta que utilizo para ouvir podcasts e também para publicar. O nome desse Aplicativo é Castbox.

O Castbox é uma plataforma completa para podcasts. Possui desde uma comunidade interna para conversação entre podcasters e ouvintes, até downloads e criação de lives. Ah, não pode se esquecer de uma carteira onde é possível adquirir criptomoedas. Vou falar sobre cada uma das funções e como utilizo elas.

O que é o Castbox?

Após uma pequena introdução vamos saber o que é a plataforma rs. Segundo a descrição do aplicativo na Play Store:

Castbox é o maior aplicativo de podcast do Android com mais de 1 milhão de shows e mais de 95 milhões de episódios.
Castbox oferece reprodução contínua com listas de reprodução personalizadas, capacidade de baixar episódios para ouvir off-line e opções de assinatura através de um toque.

Esses números demonstram o tamanho de uma plataforma que é bastante completa e que preocupa-se com seu usuário. Desde que iniciei a utilização entrei para o grupo no Telegram e conversei com diversas pessoas da equipe, prontas para ouvir nossas dúvidas, sugestões e erros encontrados na utilização do app.

Porque ouvir podcast nesse app?

Motivos não faltam. Enquanto Spotify e Deezer agregaram a função podcast às suas plataformas, o Castbox foi desenvolvido para isso. Então, as funções de reprodução são otimizadas para os podcasts, como por exemplo, velocidade de reprodução.

O Castbox também consegue te recomendar novos Podcasts baseados em suas inscrições, fazendo com que consiga encontrar os melhores para você. Ainda, é possível curtir e comentar o próprio episódio, facilitando assim a interação entre o produtor e o ouvinte.

Aliás, interação é palavra de ordem, existe uma função chamada Livecast, essa função permite um programa ao vivo e comentado pelo ouvinte. É possível ainda, contribuir através da live, com moedas compradas dentro do aplicativo.

Só que não é apenas isso, você também pode entrar em uma comunidade, onde você pode conversar com outros ouvintes e podcasters, comentar em postagens e compartilhar episódios e canais.

Mesmo que isso pareça ser o suficiente, o Castbox ainda traz mais uma função interessante. Uma Carteira digital, onde você pode armazenar duas Criptomoedas, o Ethereum e o Box. A Criptomoeda Box inclusive, é uma moeda própria do app, para que você contribua com os Podcasters que você gosta.

Certo, mas e como eu faço para obter o Box? Você pode comprar através de uma corretora de criptos e transferir para o Castbox, ou simplesmente cumprir algumas tarefas, acumular golds e trocar por box.

Enfim, é muita função para um aplicativo só. Não achou? Calma, agora vem as vantagens para os Podcasters rs.

Porque hospedar seu podcast no Castbox?

Vou começar com a palavra mágica, a hospedagem é gratuita! Sim, grátis, free, 0800. Se você já buscou plataformas para hospedar o podcast, sabe que a maioria é gratuita, ou quando não, é bem limitada.

Aliás, não é só isso, você ainda pode conferir as estatísticas de audição, ou seja, quantos inscritos, downloads e streams do seus episódios ocorreram.

Pode também, conversar com os seus usuários, fazê-los engajar e dar o necessário feedback para melhorar a sua produção. Criar as lives e ganhar dinheiro que pode ser sacado de verdade.

É possível até gravar o episódio através do próprio app, ou gravar sua live e subir como um episódio

Todas essas funções agregadas a um algoritmo que vai indicar seu podcast para quem provavelmente vai gostar de ouvir e acabar se inscrevendo no canal.

Conclusão

Ficou parecendo que é só mais um aplicativo, mas boa parte das funções ainda funcionam na web. Sim, um app completo onde você pode até receber criptomoedas por ouvir podcasts. Eu penso que é muita produtividade, ouvir bons conteúdos e ainda receber por isso.


Não deixe para aprender sobre contas digitais depois, baixe agora o nosso Ebook sobre Contas Digitais que já está em sua 2ª Edição.