Tem alguns dias que iniciamos a utilização da rede social Status, ela é brasileira, de Curitiba – PR, e traz diferenciais muito interessantes para as empresas, o principal deles é: a geolocalização.

Disponível para iOS e Android desde Fevereiro, o app nasceu do desejo de seus idealizadores em criar uma rede social que permita a personalização além do perfil.

À primeira vista você pode se sentir em uma cópia do Instagram, devido ao tanto de imagens e o duplo clique para curtir as fotos, mas quando entra nela e utiliza passa a perceber que apesar de inspirações da rede de Zuckerberg, os diferenciais valem à pena.

Se adapta aos interesses e à localização de cada um, ou seja, o usuário tem a liberdade de ver no seu feed apenas o que quiser e de onde quiser, sem ser bombardeado por informações que não são relevantes para ele.

Futuramente vamos fazer um release sobre o aplicativo, para que vocês tenham nossa opinião sobre o aplicativo.

Geolocalização

O que é essa geolocalização que citamos no início? A geolocalização é a identificação de onde você está, seja país, estado, cidade e o horário atual de onde você está.

Diversos são os métodos para encontrar a sua localização, os smartphones  fazem isso nativamente através das coordenadas de um GPS interno, Wi-Fi, rede de dados e outros.

Como isso é utilizado pela Status? Simples, você pode ver as postagens apenas na sua cidade, encontrar os usuários mais seguidos e com capacidade de influenciar outros, chamados na rede de “Top stars” e diversas outras possibilidades que a rede deve aproveitar futuramente.

Funções da Status

Essas funções do app são apenas um resumo das diversas funções, selecionamos com base nas facilidades para as empresas:

  • Interesses – sem dúvida, é um dos principais diferenciais do app. O usuário pode selecionar entre mais de 30 temas disponíveis, que vão desde Fé até Política. O formato da ferramenta é inteligente e entrega sugestões de perfis a serem seguidos de acordo com o interesse cadastrado pela pessoa;
  • Ligações – os usuários podem fazer ligações por áudio e vídeo sem sair da ferramenta e com uma qualidade superior a apps mais tradicionais, como Skype e WhatsApp. Na aba configurações é possível alterar a privacidade de quem pode falar com você dentro do aplicativo, evitando ligações indesejadas;
  • Ordem cronológica de posts – a visualização dos conteúdos é sempre em ordem cronológica;
  • Moments – O nome em inglês traduz exatamente o objetivo deste tipo de conteúdo: registrar o momento que está sendo vivido. Os vídeos somem em 24 horas. É possível ver quantas pessoas visualizaram e quem visualizou.
  • Conteúdo multimídia – a plataforma permite publicações não apenas de foto ou vídeo, mas de texto e áudio. Assim como os comentários podem ser respondidos nesses formatos também.

Uma situação muito interessante também para as empresas é a possibilidade de colocar links nas postagens, podendo gerar visitações nos sites das empresas.

Oportunidade

As possibilidades são muitas e como está no início, você pode aproveitar para pegar aquele nome de usuário que não podia no Instagram, devido ao volume de usuários. Encontrar pessoas que de fato influenciem outras pessoas em determinadas regiões.

Assim, entrar em uma rede social em seu início é a possibilidade de explorá-la, entendê-la e iniciar seu uso da melhor forma possível. Acompanhando de perto as mudanças. Seja para divulgar seu trabalho, empresa ou produto.

Produtividade nas redes sociais

Geralmente locais que atrapalham a produtividade, a Status, assim como todas as redes sociais, pode diminuir sua produtividade ou aumentá-la. A diminuição é claro, envolve passar mais tempo nas redes sociais do que deveria, mas isso é questão de autocontrole, algo que vamos tratar futuramente aqui no blog.

Quanto ao aumentar, é uma ótima chance para as pessoas que buscam trabalhar em áreas como “digital influencers”, por ser nova, você terá a possibilidade de aumentar o conhecimento da plataforma, encontrar o seu nome de usuário disponível e claro possibilitar que marcas te encontrem através da ferramenta de geolocalização que falei acima.