Blindagem – parte 1

grayscale photography of combination lock blindagem

Para iniciar as postagens relativas à biblioteca anti-golpes, vou trazer de forma organizada o que já expliquei no Canal Blindados 🛡️ do Instagram. Que se inicie a blindagem!

Fica atento para a blindagem

O primeiro ponto são os erros.

Importante notar que geralmente os golpistas acabam deixando informações imprecisas. Uma das principais características dos golpes são os erros ortográficos, faltam pontos, acentos e outros.

Em tentativa de golpe recente, onde tentaram usar os dados do meu escritório de advocacia o golpista usa AOB ao invés de OAB. Fique atento também a erros nos boletos falsos, como dados pessoais incorretos.

Falando em boletos…

Sempre verifique os últimos dígitos do código de barras de boletos, para conferir se correspondem ao valor a ser pago, exceto em boletos de faturas de cartões de crédito, que podem ter o último campo zerado;

Utilize a câmera do celular para ler o boleto, pois boletos adulterados costumam ter leitura incompatível, obrigando a inserção manual do código;

Muitas empresas não enviam boletos por e-mail, então, se receber um, verifique no site da companhia se há pendências e emita um novo boleto diretamente lá.

Temporada de Golpes

No início do ano aumentam os golpes de supostos impostos (IPTU e IPVA).

Na maioria dos casos, contando com o desconhecimento da população, falam que o Governo Federal está concedendo desconto, mas o IPVA é um imposto estadual e o IPTU é um imposto municipal, não é o Governo Federal que realiza essas cobranças.

Respira e…

Quando chegar mensagem com link, não clique nele, em caso de dúvida, é bom colocar o link direto em um site de busca. Além do site de busca, o Reclame Aqui tem um serviço de verificação de sites que facilita saber se é ou não golpe.

Além disso, veja há quanto tempo a empresa está cadastrada no WhatsApp, o aplicativo mostra quando um número de WhatsApp é recente


Esse é o início da nossa jornada contra os golpes, eles vão estar evoluindo e eu vou acompanhar para ajudar vocês.

Se quiserem comentar aqui ou participarem do grupo no Instagram para que possamos criar uma rede de proteção melhor, principalmente se você cuida de pessoas idosas ou com pouca habilidade tecnológica.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *