Odeia críticas? Você não está fazendo isso direito! Observe que a crítica a qual nos referimos aqui, não é aquela que resulta em preconceito ou ofensa, mas sim o julgamento sobre determinada situação, atitude ou pensamento.

Crítica (substantivo feminino)
1. arte, capacidade e habilidade de julgar, de criticar; juízo crítico.
2. p.ext. atividade de examinar e avaliar minuciosamente uma produção artística, literária ou científica, bem como costumes e comportamentos.

As críticas são boas para nossa evolução, sejam elas boas ou ruins, quem escolhe a forma e o alcance com que elas te atingem é você, logo o segredo é sempre escolher o lado positivo da crítica, ainda que isso venha a atingir o seu ego.

Imagine que o universo é baseado em energia, existindo a polaridade positiva e a negativa. As críticas não possuem polaridade definida, pois a forma com que você as recepciona causa a polarização, se você se preocupar em devolver as críticas, quer dizer que ela te atingiu de forma negativa, isso só vai drenar a sua energia.

Você tem direito a sua opinião.

Etnia, nacionalidade, orientação sexual, política, religião etc. – não importa a crença que você tem ou de que lugar você veio, sua opinião é um direito e ele é seu. Isso é tão pessoal, que ninguém pode te tomar.

Como eu já afirmei, algumas podem ser recebidas positivamente outras negativamente, o que importa saber é que de qualquer forma sempre alguém vai discordar de você.

Essa é a questão sobre opinião, onde existindo a liberdade de opinar você pode exercê-la, claro que isso não permite ofensas, o que tem outro nome, é o discurso de ódio e isso não deve ser confundido.

Ninguém é perfeito

Na verdade, somos mais imperfeitos do que acreditamos e do que queremos. Nem por isso, deixamos de ser todos críticos em diversas situações de nossas vidas, inclusive mais frequentemente que deveríamos.

Essa imperfeição faz parte da essência de sermos humanos, tudo ocorre por sermos frutos de uma evolução lenta e gradual, seja ela corporal, espiritual ou mental. O fato é que não nascemos prontos, para nada.

Um problema das pessoas muito críticas é que estas não aceitam “não” como resposta. Por isso iniciam uma busca pelo suposto verdadeiro motivo de nossas decisões e atitudes. Eles acreditam que você não está agindo de forma independente, mas sim copiando alguém, que você não têm capacidade de criar, por isso copia conteúdos.

Isso acontece até mesmo com essa postagem que eu escrevo, seria impossível fazer com que 100% das pessoas concordassem comigo e principalmente com meu pensamento e forma de vida, por isso trato de escrever, caso eu consiga alcançar as pessoas isso é maravilhoso. Se os meus críticos aprenderem pelo menos algo comigo, já estarei cumprindo minha missão.

As críticas são importantes para o nosso aprendizado, sendo as vezes lições mais valorosas que aquelas que aprendemos com amigos, mentores ou familiares. Você só precisa cativar as pessoas próximas e que estão dispostas a te ouvir, pois estas espalharão sua mensagem.

Lembre-se apenas com a crítica você pode melhorar, pois se alguém fala um ponto negativo sobre você, você passar a ter oportunidade de avaliar se realmente é ruim e como melhorar ele.