A resposta para a pergunta acima é sim, parece algo estúpido de se falar, afinal de contas se você utiliza a linguagem escrita no seu dia a dia, é extremamente importante utilizar o português de forma correta, mas infelizmente as coisas não estão acontecendo assim.

É o que dizem, a pressa é a inimiga da perfeição, já que quanto mais pressa temos para responder e-mails e mensagens de texto, menos nos preocupamos em manter uma linguagem correta e até mesmo uma conversa coesa.

Observe que não estou falando sobre abreviações de palavras e utilização de gírias para facilitar a comunicação, hoje em dia é amplamente utilizado “vc” para se referir à “você” e isso não está necessariamente errado, pois se trata de uma abreviação. O problema está em erros grotescos.

Filmes e séries podem ser uma opção

Estamos a cada dia que passa lendo menos e assistindo mais conteúdos, como manter uma rotina de leitura que possa nos ajudar a aprender as palavras? Já pensou que ao ler um roteiro de um filme ou uma série, você estaria naturalmente lendo algo? Que tal assistir mais conteúdos legendados, quando possível?

Um filme estrangeiro de 2h30m de duração tem diversas falas, se você colocar ele legendado, será possível ler e memorizar as grafias das palavras, facilitando assim a manutenção do seu vocabulário.

“Ah, mas não consigo acompanhar a legenda e o filme ao mesmo tempo”

Essa questão de acompanhar a legenda e a imagem realmente pode ser um problema para alguns, mas acredite, isso só ocorre nos primeiros filmes legendados, após aumentar a frequência de conteúdos legendados, você estará naturalmente acompanhando os dois.

Outra opção pode ser notícias

Além do filme você pode se comprometer a consumir pelo menos algumas notícias durante o dia, abra o site de algum jornal que você goste e leia algumas notícias que te interessa, mas isso deve ocorrer todos os dias.

Há diversos aplicativos que oferecem notícias de forma organizada e até mesmo personalizada com base em seus interesses, utilize-os. Coloque notificações e leia o que lhe interessar, mas é sempre importante estar lendo.


Treine o seu português

Falar bem o português é parte de um treino, assim como você treina para falar inglês, espanhol e outras línguas. Quanto mais você é exposto à língua melhor você assimila e melhor se torna a grafia.

Observe que não estou dizendo que devemos criticar quem não escreve corretamente, até porque tem pessoas que utilizam a língua de forma eventual, como por exemplo, em conversas informais através de mensagens de texto.

Esse texto é para pessoas que se aventuram a escrever blogs (assim como estou fazendo), profissionais que utilizam de mensagens de texto para venda de produtos, profissionais que utilizam a linguagem para convencer alguém, como por exemplo, publicitários, advogados e outros, pessoas que possuem grupos de venda em aplicativos de mensagens e outros.

Seria ótimo se todos escrevessem corretamente? Seria, mas isso é o ideal e não o possível atualmente, seja por falhas na educação, seja pela pressa, pela desatenção, falta de acesso a livros e outros.

Por isso não julgue seu cliente por escrever errado, mas escreva correto para que ele também assimile as palavras. Não basta sair criticando as pessoas, você deve ser parte fundamental na mudança delas.